
Povos tradicionais e COVID-19
Isolados pelo Covid-19, indígenas temem passar fome no MS
Nome do veículo: Site Brasil de Direitos
Data: 31 de Março de 2020
Trata-se de uma nota foi divulgada pelo jornalista Rafael Ciscati - assessor de comunicação do Fundo Brasil de Direitos Humanos, sobre a preocupação da população indígena do estado do Mato Grosso do Sul (Guarani-kaiowá) com a possível falta de alimentos que as comunidades poderão enfrentar durante a pandemia. Essa nota denuncia a realidade da população indígena brasileira, que teve seus sistemas alimentares modificados ao longo da história do Brasil.
Saiba mais acessando o link!
Enfermeira indígena destaca falta de água e de alimentos como desafios à prevenção do coronavírus na maior reserva indígena do Brasil
Nome do veículo: ONU Mulheres
Data: 03 de Abril de 2020
A reportagem publicada pela ONU Mulheres, traz o relato da enfermeira Guarani Kaiowá Indianara Ramires sobre a situação enfrentada pelas comunidades indígenas de Dourados - MS em tempos de pandemia.
Indianara relata a vulnerabilidade crônica vivida por essas comunidades como a escassez de alimentos, o déficit no fornecimento de água e a falta de políticas para geração de renda nas aldeias. Tais situações aumentaram o trânsito dos indígenas para a cidade em busca de alimentos, aumentando, assim, o risco de contaminação pelo coronavírus.
Indianara relata que os saberes tradicionais têm sido importantes para o fortalecimento espiritual das comunidades indígenas durante a pandemia de Covid-19.
Saiba mais acessando o link!
Ágora Abrasco - Painel: Invisibilidades e iniquidades na Amazônia:
povos indígenas e a Covid-19
Nome do veículo: Canal TV Abrasco/YouTube
Data: 21 de Maio de 2020
A mesa redonda promovida pela ABRASCO traz questões importantes sobre a situação enfrentada pelos povos indígenas brasileiros durante a pandemia por Covid-19. Desigualdade social, invisibilidade, perda de território, a fragilidade das políticas indigenistas e o desmonte institucional são os temas abordados pelos debatedores.
Destaque para a fala de Inara Nascimento do GT de Saúde Indígena da ABRASCO: O que realmente importa é que vidas irmãs estão sendo perdidas, não importam as estatísticas que mostram o impacto e a letalidade da doença e sim a valorização da vida.
Acesse o link para assistir!
Desafios e estratégias de comunidades quilombolas frente a COVID-19
Nome do veículo: SIPAD - Superintendência de inclusão, políticas afirmativas e diversidade - UFPR.
Data: 08/05/2020
Texto colaborativo que traz questões importantes e demandas para o enfrentamento da crise pelos povos quilombolas, em razão da pandemia por COVID-19.
O texto traz também o link para um vídeo no canal SIPAD no YouTube, que discute algumas estratégias de proteção em comunidades quilombolas. O debate tem a participação de: Isabela Cruz, Historiadora, Bacharel em Direito e Mestranda em Desenvolvimento sustentável (MESPT/UNB) – Comunidade Quilombola Paiol de Telha/PR; Rafaela Miranda, Advogada Quilombola, com atuação na Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE)- Comunidade Quilombola de Porto Velho/SP; Jeferson Pereira, Advogado Quilombola, Mestrando em Desenvolvimento sustentável (MESPT/UNB) – Território Quilombola Águas do Velho Chico/PE; Judit Gomes da Silva, pesquisadora NEAB/UFPR e doutoranda em Antropologia (UFPR).
Campanha Horta e Aldeias
Nome do veículo: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFABC
Data: Não se aplica
O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do ABC, juntamente com o projeto de extensão Coletivo de Consumo Rural Urbano, idealizaram a Campanha Horta e Aldeias. A iniciativa tem por objetivo apoiar e garantir a Segurança Alimentar e Nutricional tanto dos produtores de orgânicos do assentamento Ipanema quanto das aldeias indígenas do estado de São Paulo.
Quer saber mais? Clique aqui
Povos indígenas e a COVID-19
Nome do veículo: Repórter ECO
Data: 19/04/2020
A reportagem especial do Repórter ECO fala sobre os riscos reais de genocídio dos povos da floresta brasileiros. Grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais invadem as Terras Indígenas isoladas da Amazônia, disseminando doenças infectocontagiosas como a COVID- 19.
Para o momento três ações do governos são primordiais para auxiliar os povos originários a enfrentar a pandemia: (i) diagnosticar precocemente os casos positivos para SARS-CoV-2 nas terras indígenas; (ii) garantir a Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades e o suprimento de medicamentos; e (iii) os órgãos de fiscalização precisam proteger as terras indígenas contra as invasões territoriais. A reportagem também traz informações de como podemos ajudar as comunidades indígenas brasileiras a enfrentar a pandemia, através da compra de itens alimentares para as aldeias.
Covid-19 e Povos Indígenas - "Povos Indígenas, Resistindo Sob o Bolsonarismo"
Nome do veículo: Tapera Taperá
Data: 23/setembro/2020.
O debate sobre a situação dos povos indígenas e a pandemia foi conduzido por Jozileia Daniza Kaingang (Doutora em Antropologia Social - UFSC), Inara do Nascimento Tavares (Professora do Instituto Insikiran - UFRR) e Ana Lúcia Pontes (Coordenadora da GT Saúde Indígena da ABRASCO), com mediação de Daniela Fernandes Alarcon (Doutora em Antropologia Social - UFRJ). O Racismo estrutural, a fragilização das instituições governamentais que atuam com os povos indígenas, a militarização dos órgãos de proteção ambiental, ministro do meio ambiente que defende os interesses do agronegócio com consequente desmatamento dos biomas brasileiros e a falta do reconhecimento e respeito a terra indígena compõem o cenário contemporâneo vivenciado pelos indígenas brasileiros. No debate, a professora Inara traz os desafios e reflexões importantes acerca da Segurança
Alimentar e Nutricional dos povos indígenas durante a pandemia.
Para mais clique aqui