
SAN e DHAA – COVID19
O direito humano à alimentação em tempos de pandemia
Nome do veículo: Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC / UFRJ
Data: 07 de abril de 2020
Tipo do veículo: YouTube
A live contou com a presença de duas convidadas que são professoras da faculdade de Nutrição da UFRJ Macaé, a Profª Drª Rute Costa (Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Cidade Universitária de Macaé, Vice coordenadora de Extensão do Campus UFRJ Macaé e Membro do LITS) e a profª Drª Vanessa Schottz (integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e do Neabi Macaé). A live começa com a professora Rute questionando: “para quem essa alimentação adequada está destinada?” e no decorrer traz tópicos como a desigualdade social, a teoria da justiça social e a reforma agrária. A professora Vanessa apresenta o contexto brasileiro antes da pandemia no país e quais as repercussões do COVID-19 e do isolamento social sobre o direito à uma alimentação adequada que estão sendo discutidas em diversos fóruns.
Para saber mais, assista aqui.
“É preciso pensar em medidas para manter alimentação de crianças e pessoas em situação de rua"
Nome do veículo: Youtube, Rede TVT
Data: Março/2020
Em entrevista para a Rede TVT, Elisabetta Recine, integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e docente do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, fala sobre os impactos da crise nas populações em situação de maior vulnerabilidade. Destaca importantes políticas, como a alimentação escolar, o funcionamento de restaurantes populares, bancos de alimentos, e as fragilidades vivenciadas pelos cidadãos no
momento atual de pandemia e isolamento social.
Para saber mais, assista aqui.
Das prateleiras à mesa: guia prático de como manusear e utilizar os alimentos de
forma adequada
Nome do veículo: Site do Ministério da Saúde
Data: Abril/2020
Com embasamento em documentos normativos e nos guias alimentares, a publicação descreve como fazer compras, armazenar, e consumir os alimentos de maneira segura, evitando a possível veiculação, por estes, do coronavírus.
Para acessar o conteúdo clique aqui!
Relatório Global sobre Crises alimentares 2020
(documento em inglês)
Nome do veículo: Plataforma online da Food Security Information Network (FSIN)
Tipo de material: Documento PDF
Data: Abril/2020
O relatório expõe dados sobre o aumento crescente da insegurança alimentar grave no mundo. Embora os dados e as análises sejam de antes da pandemia de COVID-19, o documento projeta que a atual crise global, somada às questões climáticas e à instabilidade econômica poderão aumentar drasticamente a situação de fome e desnutrição que muitos países já vivenciam. O texto faz uma breve projeção dos efeitos da pandemia na segurança alimentar e nutricional dos países em condições mais vulneráveis, especialmente na África, Oriente Médio, Ásia e América Latina. O relatório alerta para a importância das ações de assistência, com ênfase em movimentos humanitários, além de vontade política e comprometimento de líderes e nações para mudar esta realidade.
Clique aqui para acessar!
(além da versão em PDF do relatório, apresenta versão interativa, e vídeos em que gestores de entidades internacionais abordam a temática “Food crises and the COVID-19 pandemic”).
CRN-9 faz levantamento inédito sobre ações de Segurança Alimentar e Nutricional realizadas pelos municípios de Minas Gerais durante pandemia de COVID-19.
Nome do veículo: Site CRN-9
Tipo de material: Notícia
Data: Maio/2020
O Conselho Regional de Nutricionistas da 9a. região (CRN-9) realizou recente mapeamento de ações ocorridas em municípios de Minas Gerais para promover Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de apoiar e aprimorar estratégias para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) na região. Mais conteúdos no site no link abaixo.
Para acessar o conteúdo clique aqui!
“Garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de coronavírus: a
vida e a dignidade humana em primeiro lugar!”
Nome do veículo: Site da FBSSAN
Data: Março/2020
Carta assinada por mais de 140 entidades civis de todo o país. A publicação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), reivindica que o direito à saúde e alimentação da população brasileira seja respeitado, protegido e garantido. O documento apresenta uma série de propostas de combate à fome a serem implementadas, em caráter urgente e emergencial, pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal.
Para saber mais e acessar a carta, clique aqui!
Novel Coronavírus (COVID-19) - Policy briefs
Novo Coronavírus (COVID-19) - Resumos de políticas
Nome do veículo: Site da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO
Data: Desde o início da pandemia, atualizado regularmente
Trata-se de uma coleção de resumos de políticas relativas ao sistema alimentar frente ao novo Coronavírus, que apresenta avaliações qualitativas e quantitativas dos impactos da pandemia em áreas acompanhadas pela FAO, o que inclui o Brasil e a América Latina.
Fique por dentro acessando o link com regularidade, pois os resumos são divulgados diariamente.
Clique aqui para acessar!
A crise do coronavírus, segurança alimentar e abastecimento
Nome do veículo: FCE - UFRGS
Data: 30 de Março de 2020
O Professor Fabian Scholze Domingues, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), listou quatorze medidas que podem combater a emergência da fome decorrente dos agravos causados pela pandemia. Há a menção de Josué de Castro, pesquisador pioneiro no estudo da fome no Brasil, e cujas constatações, diante da atual crise, permanecem verificáveis.
Clique aqui para acessar!
Fortalecer Bolsa Família pode combater efeitos da COVID-19, aponta estudo
Nome do veículo: Senado Notícias
Data: 13 de Abril de 2020
Entrevista com Henrique Pinto, consultor do Senado Federal, que elaborou um texto para discussão, chamado “A Pandemia do COVID-19 e suas consequências socioeconômicas: momento para fortalecer o Programa Bolsa Família (PBF)”. O consultor sustenta a necessidade de reforçar a ação do PBF durante a crise pandêmica, mediante seu potencial no enfrentamento da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Clique aqui para acessar!
O direito humano à alimentação em tempos de COVID-19
Nome do veículo: Pensar a Educação, um jornal para a educação brasileira
Data: Abril/2020
Quem tem fome tem pressa! Analise da Silva, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional - Educação e Docência da FAE/UFMG, coordenadora do Comitê Mineiro da CNDE e Coordenadora do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos. Defende a garantia da alimentação, saúde e bem-estar mínimo de jovens, adultos e idosos mais vulneráveis como uma prioridade, pois é um fator decisivo no combate ao Coronavírus.
Clique aqui para acessar a publicação!
Crise dentro da crise: COVID-19 em populações vulneráveis e com fome
Nome do veículo: GNN, o jornal de todos os Brasis
Data: Abril/2020
Em entrevista, Dominique Burgeon, diretora da Divisão de Emergência e Resiliência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), fala sobre as consequências do momento atual de pandemia, no qual, os países que já enfrentavam crises de saúde pública e fome sofrem hoje duplamente as consequências do COVID-19. A entrevistada ressalta que 113 milhões de pessoas no planeta já enfrentavam uma grave crise de insegurança alimentar.
Clique aqui e confira a entrevista!
Comer em tempos de pandemia e após
por Renato S. Maluf
Nome do veículo: GNN, o jornal de todos os Brasis
Data: Abril/2020
Neste artigo, Renato S. Maluf, professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, aborda criticamente o ato de comer, a sua garantia como um direito e, a responsabilidade do Estado em garantir o acesso de todos de maneira eficaz em qualidade e em quantidade. Considera todo o sistema alimentar, as esferas envolvidas e a importância de políticas públicas e programas de abastecimento.
Clique aqui para acessar o artigo!
“Breque dos apps”: entregadores iniciam luta por direitos e querem carteira assinada
Nome do veículo: Rede Brasil Atual / UOL
Data: 17 de Junho de 2020
As duas matérias abordam a precarização do trabalho dos entregadores de aplicativos de delivery, principalmente do ramo da alimentação, que se organizam para uma greve no dia 1º de julho, reivindicando direitos trabalhistas que lhes têm sido negados. Em depoimento, um dos entregadores questiona: “você imagina a tortura que é andar com fome carregando comida nas costas?”.
Matéria da Rede Brasil Atual.
Matéria da UOL.
A Fome e a Miséria do Brasil na Pandemia da COVID-19
Nome do veículo: Carta Maior
Data: 09/06/2020
Texto de Thiago Lima, professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB, também coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais. Originalmente publicado em castelhano pelo El País Digital, o autor discorre acerca da fome no país, desde seu registro jornalístico e artístico, até o percurso das políticas públicas relacionadas com a Segurança Alimentar e Nutricional, que hoje enfrentam desmonte e adversidades em meio a crise do COVID-19.
Link para mais informações
O Bolsa Família durante a pandemia do coronavírus no país
Nome do veículo: Correio do Povo
Data: 09/06/2020
O podcast “Direto ao Ponto” do jornalista Eric Raupp (34min), entrevista Sérgio Simoni Júnior, professor permanente do programa de pós graduação em políticas públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e colaborador do programa de pós graduação em ciência política da mesma instituição. A origem do Bolsa Família, o aspecto orçamentário, impactos sociais, e a iminente mudança que o programa pode sofrer, são temas abordados na entrevista.
Para saber mais clique aqui
ONU prevê aumento da miséria com pandemia; como o Brasil lidou com a fome ao longo da história
Nome do veículo: Jornal de Brasília/Agência UniCEUB
Data: 22/04/2020
Reportagem do Jornal de Brasília, que além de apontar os desafios atuais que a pandemia impõe ao combate à fome, traz uma cobertura sintética, porém interessante, sobre como os principais presidentes do século passado até hoje, lidaram com a questão no Brasil.
Clique aqui para mais informações
Colapsada pelo Coronavírus, Manaus ainda enfrenta ‘ifood’ da piscicultura
Nome do veículo: Site O Joio e O Trigo
Data: 28/04/2020
Esta é uma reportagem da jornalista Juliana Fronckowiak Geitens, autora do livro-reportagem Orgânicos. Trilhando caminhos sustentáveis e co-fundadora do projeto “Farejadores de Histórias”. Juliana traz algumas das dificuldades enfrentadas pelos pescadores da região metropolitana de Manaus. Com elevados casos confirmados de COVID-19, até os pescadores precisam ficar em isolamento. No entanto, se não há pesca, não há renda. E, além dos riscos da exposição nas grandes feiras e terminais pesqueiros, ainda enfrentam a concorrência do delivery feito por piscicultores.
Acesse o link e saiba mais.
Para saber mais clique aqui
Coronavírus e agricultura: a realidade de quem coloca a comida no seu prato
Nome do veículo: Site O Joio e O Trigo
Data: 02/04/2020
Reportagem de Juliana Fronckowiak Geitens, uma abertura de um especial do site, que traz uma série de experiências regionais de agricultura familiar em meio à epidemia do coronavírus. Acerca das preocupações do “campo à mesa”, a reportagem relata os esforços e as dificuldades no campo para promover o escoamento de alimentos produzidos. A reportagem enfatiza a importância dos circuitos curtos de produção de alimentos, de base agroecológica, destacando a atuação do Movimento Sem Terra (MST) e o papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no contexto da pandemia.
Ficou curioso para saber mais? Clique aqui
Coronavirus disease 2019 (COVID-19) - Addressing the impacts of COVID-19 in food crises. April–December 2020
Nome do veículo: Site FAO
Data: Abril, 2020
Formulado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), como parte do Plano Global de Resposta Humanitária COVID-19, o documento aborda os impactos da COVID-19 em crises alimentares. O documento parte de um panorama de experiências atuais e passadas de crises alimentares, desdobrando as implicações negativas na segurança alimentar e nutricional de populações em contextos de alta vulnerabilidade social e, por fim, posiciona o planejamento estratégico de ações no contexto de COVID-19.
Documento disponível em inglês.
Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra.
Bee Wilson: “As dietas causam mais mortes e doenças que a fome”
Nome do veículo: El País Brasil
Data: 15/07/2020
Entrevistada pelo El País, a escritora britânica Bee Wilson, cujos livros tratam do percurso histórico da alimentação e o prazer em comer, afirma sobre um atual “paradoxo alimentar”: indivíduos superalimentados por preparações ultraprocessadas, e ao mesmo tempo desnutridos, em razão da pobreza nutricional de tais produtos. E que apesar da existência da fome enquanto carência calórico-energética ainda ser um problema grave, há o aumento da mortalidade consequente do que chama de “dietas ruins”, em que o excesso de alguns nutrientes e a privação de outros responde pelos principais agravos na saúde da população mundial. Ao mesmo tempo, ressalta que o contexto da pandemia resgatou pontos positivos da alimentação, como a maior disponibilidade para o preparo de refeições em casa, e o hábito de almoçar com a família.
Acessa a entrevista completa aqui!
Entrega de kits da alimentação escolar continua garantida durante a pandemia
Nome do veículo: Portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Data: 12/06/2020
A matéria informa sobre a distribuição de kits da alimentação escolar durante a quarentena, para suprir a falta de acesso à merenda em motivo da suspensão das aulas. As famílias recebem muitos alimentos provenientes da agricultura familiar, como o exemplo de Paragominas (PA), em que alimentos da sociobiodiversidade, como macaxeira, milho verde e couve integram os kits.
Clique aqui para acessar a matéria completa
Piora da alimentação na pandemia deixa população mais vulnerável à COVID-19, diz ex-chefe da FAO
Nome do veículo: BBC Brasil
Data: 16/05/2020
José Graziano da Silva, ex-diretor-geral da agência para Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas (FAO-ONU), entrevistado pela BBC Brasil, aponta a necessidade de proteger e garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), como aliados ao combate do SARS-Cov-2. As medidas que priorizam os sistemas alimentares regionais e locais são vistas como uma das estratégias mais importantes, principalmente diante da ameaça do aumento de sobrepeso e obesidade da população, em razão da estocagem de alimentos processados e ultraprocessados motivados pela quarentena.
Saiba mais clicando aqui!
Fome pode afetar 67 milhões de latino-americanos em 2030, alerta ONU
Nome do veículo: El País Brasil
Data: 14/07/2020
O relatório “Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no mundo em 2020” (SOFI), divulgado no Chile por agências da ONU, trouxe dados e previsões alarmantes, e mostrou o crescimento do indicador de fome nos países latino-americanos e caribenhos, região que, desde 2015, sofre retrocesso em suas medidas para garantir a alimentação e segurança nutricional de sua população.
Acesse a noticia completa aqui!
Brasil é epicentro emergente de fome extrema, diz relatório
Nome do veículo: Deutsche Welle Brasil
Data: 09/07/2020
A notícia analisa a falta de apoio do governo federal à população em meio a pandemia, baseado no relatório “O vírus da fome: como a COVID-19 está aumentando a fome num mundo faminto”, apresentado pela ONG Oxfam. A escassez de políticas efetivas aos mais vulneráveis faz com que o Brasil caminhe novamente em direção ao mapa da fome, ao lado de países como Índia e África do Sul, onde a fome cresce exponencialmente. A notícia também fala sobre a situação dos mais pobres na pandemia, o ataque às políticas públicas e cita a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), extinto no governo Bolsonaro.
Saiba mais clicando aqui!
O relatório da ONG Oxfam pode ser acessado clicando aqui!
O Direito Humano à Alimentação em Tempos de Pandemia
Nome do veículo: YouTube, Canal Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC/UFRJ
Data: 07/04/2020
Organizado pelo Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social de Macaé (LITS/UFRJ Macaé), a transmissão contou com a participação das professoras da Faculdade de Nutrição da UFRJ Macaé, Rute Costa e Vanessa Schottz. Elas abordam o processo histórico que até hoje repercute em uma situação de vulnerabilidade da população afro brasileira e indígena. Assim, desvelam as consequências quanto a sua vigente insegurança alimentar e nutricional, agravada no contexto da pandemia do COVID-19.
Para acessar o vídeo, clique aqui.
Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade
Nome do veículo: Site Rede de Pesquisa Solidária
Data: 27/07/2020
O 17° Boletim formulado a partir da consulta à lideranças de comunidades vulneráveis, coordenada por pesquisadoras do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap, revela que a fome persiste nas comunidades ao lado do aumento de novas dimensões da violência, e que a descrença nas decisões de flexibilização do distanciamento físico dificulta a contenção da pandemia.
Clicando aqui você acessa o site da Rede de Pesquisa e encontra atualizações dos boletins.
Insegurança alimentar e nutricional em tempos de COVID-19
Nome do veículo: Faculdade de Saúde Pública (YouTube)
Data: 06/05/2020
O 8º webinar promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP dentro do contexto da COVID-19, contou com a mediação da Profa. Dra. Maria Laura Louzada, do Departamento de Nutrição (HNT) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS). Inicialmente, Profa. Dra. Patrícia Jaime, fez a abertura abordando o contexto de emergência sanitária atual e como a “comida” reflete questões sociais. Posteriormente, são apresentadas, respectivamente, experiências na gestão pública e na alimentação escolar no momento de pandemia, por Darklane Dias, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e por Evelin Minowa, nutricionista da Alimentação Escolar do Município de Piracicaba (SP).
Para assistir ao 8º webinar clique aqui
Carrefour e Pão de Açúcar vivem euforia em meio à pandemia
Nome do veículo: O Joio e o Trigo - Site
Data: 21/05/2020
Esta é uma reportagem dos jornalistas João Peres e Victor Matioli, com reflexões sobre como as grandes redes de supermercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, vêm atuando para aumentar os lucros, se beneficiando do atual contexto da pandemia e contribuindo para o agravamento das desigualdades sociais. Os resultados do primeiro trimestre de 2020, em especial, os elevados números da última quinzena de Março (início das medidas de restrições devido a pandemia), confirmam a tendência de aumento de poder das corporações do setor e explicitam desigualdade entre consumidores pobres e ricos.
Saiba mais acessando o link clique aqui
Justiça para quem produz comida de verdade e conserva a biodiversidade
Nome do veículo: Site FASE
Data: 19/05/2020
Em artigo, a antropóloga Maria Emília Pacheco defende que a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) não é apenas uma medida necessária para o momento atual, mas sim, uma questão de justiça social. A autora faz uma avaliação do histórico do Programa, abordando as medidas favoráveis e desfavoráveis ao seu desenvolvimento, como também os ganhos para a população e para os produtores familiares e camponeses, a partir da sua devida execução.
Acesse este link para ler na íntegra clique aqui
COVID-19 e os circuitos do capital
Nome do veículo: Esquerda Diário
Data: 30/03/2020
Artigo escrito por Rob Wallace, Alex Liebman, Luis Fernando Chaves e Roderick Wallace, disponível on-line na revista nova iorquina Monthly Review. O primeiro é autor de “Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência”, recém-lançado no Brasil, mas publicado originalmente em 2016. No texto recente, o biólogo estende o que já postulava sobre epidemias e pandemias para o cenário da COVID-19. Juntamente aos demais autores, aponta para a lógica de produção maciça do agronegócio, que, ao substituir a variedade local pela uniformidade industrial, responde pela criação de ameaças globais à saúde.
Saiba mais acessando o link clique aqui
Nove milhões de brasileiros deixaram de comer por falta de dinheiro durante a pandemia
Nome do veículo: El País
Data: 20 de Agosto de 2020
A crise econômica, agravada com a pandemia do Coronavírus, faz com que a realidade de muitos brasileiros seja a de uma mesa vazia. A reportagem traz dados muito importantes de um levantamento realizado pelo Ibope e Unicef que incluem problemas de acesso à alimentação e o aumento de consumo de ultraprocessados, por apresentarem baixo custo e praticidade. A pesquisa apresentada mostra mudanças negativas de hábitos alimentares que ocorreu durante a quarentena, e também questões relativas às atividades escolares de crianças da rede pública e particular do Brasil.
Saiba mais acessando o link clique aqui
Nove milhões de brasileiros deixaram de comer por falta de dinheiro durante a pandemia
Nome do veículo: El País
Data: 20 de agosto de 2020
A crise econômica, agravada com a pandemia do Coronavírus, faz com que a realidade de muitos brasileiros seja a de uma mesa vazia. A reportagem traz dados muito importantes de um levantamento realizado pelo Ibope e Unicef que incluem problemas de acesso à alimentação e o aumento de consumo de ultraprocessados, por apresentarem baixo custo e praticidade. A pesquisa apresentada mostra mudanças negativas de hábitos alimentares que ocorreu durante a quarentena, e também questões relativas às atividades escolares de crianças da rede pública e particular do Brasil.
Para mais informações clique aqui
Aliança integra “Ação Coletiva Comida de Verdade” para mapeamento de
abastecimento alimentar
Nome do veículo: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Data: 28/07/2020
O seminário “Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia”, é uma iniciativa de abrangência nacional articulada por treze organizações, que fomenta a discussão sobre os impactos da Covid-19 na segurança alimentar e nutricional da população. A proposta é uma série de seminários que abordarão diferentes aspectos da situação, com a participação de especialistas e lideranças de movimentos sociais. A matéria cobre o lançamento em julho do primeiro seminário, “Covid-19 e sistemas agroalimentares
no Brasil: quais as saídas para um futuro melhor?”, que foi transmitido pelas redes sociais da Ação Coletiva Comida de Verdade.
Como o mesmo Brasil que alimenta 1 bilhão ultrapassou 10 milhões de
famintos 'dentro de casa'?
Nome do veículo: BBC News Brasil
Data: 25 setembro 2020
A notícia começa relembrando o discurso do presidente do Brasil na Assembleia Geral da ONU recentemente, onde ele fala sobre o país ser um grande produtor de alimentos. Segundo Bolsonaro, o Brasil é o primeiro produtor de alimentos do mundo, o dado está incorreto, pois o Brasil encontra-se na terceira posição, atrás apenas de China e Estados Unidos. Mesmo estando no topo do ranking de produção de alimentos, a fome no Brasil cresce exponencialmente. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-18) do IBGE, mais de 10 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave no Brasil. A notícia problematiza questões relativas à produção de alimentos e o avanço da fome, levantando temas como políticas públicas, a fome no campo, a população de rua e o contexto da pandemia.
Saiba mais clicando aqui
Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lança carta com propostas
para candidaturas municipais
Nome do veículo: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Data: 24/08/2020
Em razão das eleições de 2020 e do contexto pandêmico, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável preparou uma carta em defesa de políticas públicas municipais para promoção da alimentação adequada e saudável. As propostas do documento se organizam nos seguintes eixos:
a. Promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável.
b. Implementação de medidas regulatórias que desestimulem o consumo de alimentos não saudáveis para possibilitar escolhas e práticas alimentares saudáveis pela população.
c. Incentivo e apoio a produção e comercialização local de alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica.
d. Proteção do meio ambiente e garantia da água como direito humano e bem comum.