Rita Martins
Shake hands with the devil: the journey of Roméo Dallaire
Este documentário me impressionou quando o assisti há anos atrás porque parece uma daquelas estórias sangrentas inventadas em Hollywood, porém, na realidade, revive a experiência de Roméo Dallaire, ex- comandante das tropas de paz da ONU em Ruanda durante o genocídio ocorrido naquele país nos anos 90. Mais uma vez fica patente a indiferença dos governos, dos colonizadores, da
igreja e das Nações Unidas ante a pobreza e a violência indizíveis, neste caso na África negra, que continuam a ser observadas em vários cenários ainda hoje, por vezes perto de nós. Também achei impactante o testemunho do General Dallaire, que tendo embarcado numa aventura idealista , viu-se abandonado com um pequeno contingente de soldados diante de tal carnificina pelas organizações internacionais. Seu sentimento de culpa, por conta do fracasso da missão, gerou consequências sérias em sua vida pessoal, comprometendo sua saúde mental e relações familiares.
Nota: infelizmente não foi possível encontrar uma versão em português do documentário, porém o filme homônimo, que reconstitui as ocorrências,é dublado e tem link direto para o YouTube.
Rita Martins
Secretária Executiva
UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo
Campus Baixada Santista
Disponível em:
Shake hands with the devil: Documentário com o próprio Dallaire (em inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=9CAOnJrxmKk&t=10s
Shake hands with the devil: Filme baseado no livro (dublado)