Ataque ao Guia Alimentar
Manifesto mobiliza sociedade em defesa do Guia Alimentar para a
População Brasileira
Nome do veículo: Abrasco.org
Data: 18/09/20
Na matéria, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) divulga o manifesto elaborado pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável em defesa do Guia Alimentar para a População Brasileira, em resposta à nota técnica n.42/2020/DAEP/SPA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que sugeriu sua revisão com base em evidências científicas inconsistentes. O veículo contextualiza os antecedentes do evento e cita a manifestação do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), um dos órgãos
colaboradores técnicos do Guia, que criticou as declarações do Ministério.
Apoio ao Guia Alimentar para População Brasileira
Nome do veículo: CRN3
Data: 23/09/20
Em sua página, o Conselho Regional de Nutricionistas da Região 3 fez um apanhado dos eventos relacionados à nota técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que solicita revisão do Guia Alimentar para População Brasileira. Organizado cronologicamente, disponibiliza links de coberturas jornalísticas e declarações de especialistas e entidades em defesa do Guia.
Revisão do Guia Alimentar nega evidências científicas e coloca em risco a
saúde da população
Nome do veículo: Rede Brasil Atual
Data: 21/09/20
A entrevista com a professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Patrícia Jaime, discute as motivações da nota técnica emitida pelo Ministério da Agricultura, que pede a revisão do Guia Alimentar para População Brasileira. A especialista também elucidou questões acerca da origem do Guia e sua importância reconhecida internacionalmente.
Desejo da indústria, revisão do Guia Alimentar traria mais motivos para evitar
ultraprocessados
Nome do veículo: O Joio do Trigo
Data: 24/09/20
A reportagem faz uma análise abrangente sobre o contexto da nota técnica do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que tencionava revisar o Guia. Ancorada em depoimentos de Patrícia Jaime, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde no período de formulação do Guia, informa que uma nova atualização intensificaria a recomendação em restringir os ultraprocessados. Além de esclarecer acerca de um artigo citado por uma associação da indústria para defender uma possível revisão. Na verdade, como afirmado por um dos autores, que classificou o uso de sua pesquisa pela indústria como “distorção”, o estudo em questão sugere que os Guias sejam ainda mais rigorosos em rechaçar os ultraprocessados.
Tereza Cristina rejeita nota que abrandava alimentos ultraprocessados
Nome do veículo: Metrópoles
Data: 24/09/20
A ministra da Agricultura Tereza Cristina, após pôr em cheque a qualidade do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), recuou em sua posição e devolveu a nota técnica que sugeria a revisão do conceito de alimentos ultraprocessados, pedindo sua reformulação. A matéria explica que a decisão ocorreu após muitas
críticas e a manifestação de mais de 30 cientistas estrangeiros em favor do Guia brasileiro.